"Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE
no edital Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010"

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Divulgação oficina e palestra na Universidade Federal de Santa Maria (RS) e na sede do Lume em Campinas (SP)

"Jogo, Prazer e Estratégia:vestígios da residência artística na École Philippe Gaulier" é o nome da oficina gratuita, de 15hs de duração, que realizarei primeiramente na Universidade Federal de Santa Maria de 16 a 20 de Maio, e logo no Ponto de Cultura do Lume em Campinas.
Em Santa Maria as inscrições foram preenchidas com os alunos da Universidade, e a oficina já está acontecendo.
Para a oficina em Campinas, as inscrições estão abertas à comunidade e serão feitas mediante envio de carta de interesse para o email: betacasanova@hotmail.com,
através do qual poderei selecionar os participantes.
Além das oficinas serão realizados dois encontros com artistas e estudantes de arte para contar um pouco da experiência na escola, do percurso de obtenção da bolsa e realização do projeto, além das possibilidades de fomento à pesquisa e produção artística.
Breve Currículo:
Roberta Casa Nova é formada em dança pelo Departamento de Artes Corporais da Unicamp, além de ter formação técnica em teatro pelo Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA).
De outubro de 2010 a Abril de 2011, foi contemplada com a Bolsa Funarte de Residência em Artes Cênicas 2010, pela qual cumpriu o projeto de residência artística na École Philippe Gaulier (Paris- França), cursando os módulos “Le Jeu”, “Clown” e “Bufão.
Em Porto Alegre – RS, participou do espetáculo “O Ronco do Bugio” (1998) da Usina do Trabalho do Ator, com direção de Gilberto Icle e do grupo de pesquisa de Teatro Antropológico Babamás, coordenado pelo diretor Roberto Birindelli.

Pesquisa a linguagem do clown há mais de 10 anos, quando mudou-se para São Paulo, onde estudou com mestres como: Cristiane Paoli Quito, Bete Dorgan, Silvia Leblon, Ana Elvira Wuo, Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Ricardo Pucceti (Lume) Leo Bassi (Espanha). Com a linguagem do teatro de animação, trabalhou em Companhias como: Truks, Articularte, Morpheus, e, posteriormente, fundou a Numa Cia de Artes filiada a Cooperativa Paulista de Teatro. Com os espetáculos e intervenções criados em parceira com profissionais de diversas linguagens, apresentou em unidades do SESC São Paulo, Festival de Inverno de Amparo, Festival de Artes Circenses de Camboriú, Festival Curitibano de Circo, CCSP – São Paulo, entre outros.

Ministrou oficinas de teatro e confecção de bonecos pelas secretarias de Cultura da Prefeitura e do Estado de São Paulo. Foi orientadora do Projeto Ademar Guerra do Estado de São Paulo nos anos de 2003 e 2004. Desenvolveu bolsa de Iniciação Científica com o projeto: “O Inanimado na dança: um diálogo entre a dança e o teatro de animação”. Foi contemplada com o prêmio FICC 2009 com o projeto “Espantalhando Causos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário